4. A Moagem: Nossa moagem é MÉDIA e MÉDIA FINA
A importância da moagem dos grãos de café
O segredo para obter um café excelente está relacionado com a moagem dos respectivos grãos. O processo de moagem consiste em reduzir os grãos de café acabados de torrar a pó e, geralmente, essa operação é realizada com o auxílio de um moinho de café. A moagem necessita ser a mais precisa possível de acordo com o tipo de café que quer extrair, pois a forma como os grãos são moídos afeta o tempo de extração do café e os vários critérios de degustação, como por exemplo: a fragrância, o corpo, a acidez, a riqueza e a sua suavidade.
As diferentes moagens de café
A moagem fina dos grãos de café deve ser utilizada nas máquinas de café expresso uma vez que possibilita a preparação de um café forte, amargo, encorpado e cremoso, à boa maneira italiana. Trata-se de um tipo de moagem que é muito usada na extração de um café expresso, pois os grãos finos oferecem uma maior resistência à passagem da água quente.
A moagem média, como o próprio nome indica, situa-se entre a moagem fina e a moagem grossa dos grãos de café. Trata-se de um tipo de moagem que deve ser utilizada na preparação de um café com uma prensa francesa. Ao utilizar grãos de café moídos com uma espessura média, conseguirá preparar um café mais suave e aromatizado.