LOGO CAFE.jpg

Nossos cafés são testados permanentemente nos laboratórios do  CERELAB ou na Bolsa de Cereais de São Paulo, fazemos questão de certificar a qualidade dos grãos e o sabor da bebida.

Seguimos rigorosamente os protocolos estabelecidos nas normas RDC277 de 22/07/2005, SAA 19 de 05/04/2010,  SAA 30 de 22/06/2007 e SAA 31 de 22/06/2021.

CAFÉ A VÁCUO EMBALAGEM SECUNDÁRIA CX PAPELÃO

100% ARÁBICA - CLASSIFICAÇÃO SAA : ACIMA 6,00 PONTOS  

CAFÉ GOURMET EMBALAGEM VÁCUO

100% ARÁBICA - CLASSIFICAÇÃO SAA : ACIMA 7,30 PONTOS  

20210331_185552.jpg
20210331_185608.jpg
20210331_185632.jpg
20210331_185641.jpg
 
1. A Região Sul de Minas  

 

Nosso Café é adquirido de pequenos produtores localizados no sul de Minas Gerais, entre as cidades de Andradas e Poço de Caldas.   

A cidade de Andradas está a uma altitude de 920m e tem sua posição marcada pelas coordenadas geográficas 22º04'05” de latitude Sul e 46º34'04” de longitude Oeste.

 

Os melhores grãos de café são produzidos em regiões altas?

 

Pode-se afirmar que os grãos de café mais resistentes, saborosos e aromáticos são produzidos em regiões mais elevadas. Uma versão gourmet da bebida, por exemplo, provavelmente foi produzida em um local alto.

Quanto maior a altitude, maior a concentração de minerais no grão. Os componentes, que se desenvolvem em climas mais amenos e úmidos, alteram por completo as propriedades , como sabor, aroma e acidez.

De maneira geral, os grãos originados de lugares com elevações mais baixas não têm um sabor marcado. Ou seja, são excessivamente suaves.

Os produzidos em regiões com altitude média de 1.200 metros, os resultados são bem mais interessantes, com possibilidade de apresentar um sabor mais forte.

minas.png

 

2. Tipo do Grão :  Nosso grão é 100%  ARÁBICA

 

Coffea arábica é uma espécie de café natural da Etiópia, supostamente uma das primeiras espécies de café a ser cultivada.

 

A espécie Coffea arábica foi catalogado em 1753, é naturalmente doce, produz cafés de qualidade, finos e requintados, e possui aroma intenso ligeiramente ácida. Plantado em altitude acima de 1000m.

 

café arabica.jpeg

3. A Torra: Nosso tipo de torra é MÉDIA

 

A torra do Café Gourmet é um dos passos mais importantes na fabricação desta bebida. A boa torra é aquela que realça as melhores características de sabor, aroma e acidez de cada tipo de grão.  A curva de torra é definida pelo tempo em que o grão de café fica em cada temperatura.  Ela interfere no aroma, sabor, corpo, acidez, finalização, equilíbrio, enfim quase tudo pode ser trabalhado ao longo da torra. O mesmo grão de café gourmet terá características muito diferentes conforme o ponto de torra usado.  

 

tipos de torra.jpeg

TORRA CLARA DO CAFÉ:  Acentua acidez e aroma com suavidade do sabor. Ameniza o amargor e o corpo.  A torra clara preserva mais os óleos aromáticos (grãos permanecem secos), mas acentua a acidez da bebida.

 

TORRA MÉDIA DO CAFÉ:  Ponto de equilíbrio entre várias características como acidez, aroma e amargor. Normalmente acentua o corpo.  Porém, o café gourmet começa a ficar menos encorpado com torras mais escuras. Ideal para coador de pano ou filtro de papel.

 

TORRA ESCURA DO CAFÉ:  Café menos ácido, mais amargo e menos encorpado.  Torra mais escura deixa o café gourmet mais amargo o que pode ser confundido com um café “mais forte”.   Porém, a torra muito escura pode “queimar” o café, acentuando muito o amargor e praticamente eliminando a acidez e o corpo.

4.  A  Moagem: Nossa moagem  é MÉDIA e  MÉDIA FINA

 

A importância da moagem dos grãos de café

 

O segredo para obter um café excelente está relacionado com a moagem dos respectivos grãos. O processo de moagem consiste em reduzir os grãos de café acabados de torrar a pó e, geralmente, essa operação é realizada com o auxílio de um moinho de café. A moagem necessita ser a mais precisa possível de acordo com o tipo de café que quer extrair, pois a forma como os grãos são moídos afeta o tempo de extração do café e os vários critérios de degustação, como por exemplo: a fragrância, o corpo, a acidez, a riqueza e a sua suavidade.
 

As diferentes moagens de café

 

  • A moagem fina

 

A moagem fina dos grãos de café deve ser utilizada nas máquinas de café expresso uma vez que possibilita a preparação de um café forte, amargo, encorpado e cremoso, à boa maneira italiana. Trata-se de um tipo de moagem que é muito usada na extração de um café expresso, pois os grãos finos oferecem uma maior resistência à passagem da água quente. 

 

  • A moagem média

 

A moagem média, como o próprio nome indica, situa-se entre a moagem fina e a moagem grossa dos grãos de café. Trata-se de um tipo de moagem que deve ser utilizada na preparação de um café com uma prensa francesa. Ao utilizar grãos de café moídos com uma espessura média, conseguirá preparar um café mais suave e aromatizado. 

 

5. Nossa Embalagem:  Vácuo 500g  e Papel Cartonado 

 

No caso do café, sendo ele alimento, a embalagem deve atender não só aspectos estéticos como também deve corresponder a exigências técnicas a fim de contribuir para melhor conservação do produto. 

A maior preocupação é isolar o café do oxigênio, que é o elemento mais agressivo quando se trata da deterioração do café, tendo em vista que o contato que se estabelece entre ambos provoca o fenômeno da oxidação.

Logo é fundamental que a embalagem de café (esteticamente atraente) ofereça ao consumidor características de natureza técnica capazes de impedir seu contato com o ar.

Quais as embalagens para café disponíveis no mercado?

O mercado em linhas gerais oferece diversos tipos de embalagens para café.

Cada uma delas busca atender necessidades específicas que se relacionam com o tipo de café envasado e a qualidade da conservação.

  1. Almofada  e Pouch 
  2. A vácuo (também conhecida como “tijolinho”) 
  3. Com atmosfera inertizada (com nitrogênio) 

 

Principais características:

 

  • A vácuo (ou “tijolinho"): destaca-se pela ausência absoluta de oxigênio e oferece validade por 12 meses (ou até 18 meses), em média.
  • Almofada e pouch  mais barata do mercado, comumente utilizada em cafés tradicionais, não é eficaz na contenção do oxigênio. Validade do café até 3 meses.
  • Atmosfera Inertizada: embalagem que pressupõe a introdução do nitrogênio para provocar a eliminação do oxigênio.

 

 

6- Folder

 

fe321878e0c044689088075f692e480b.jpg

Qualificações do Café Família Lanzetti

 

Conheça um pouco do nosso processo de verificação e certificados de procedência e qualidade.